26/03/2008

Voz de Amigo


Voz de Amigo

"É a voz do gostar,
É a voz do alertar,
dizendo nas palavras,
hei! acorde...Quero te ajudar!!!
É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
ler, perceber, interiorizar...
Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
Vem como um "cutucão" benigno..
Uma sacudida,
Um alerta..
Uma sirene que soa o nobre sentimento,
de luz,
imenso cuidar..
Vem com tanta verdade,
mas, com o cuidado de não magoar..
Uma voz que Deus usa,
que vem devagar..
Que inunda...
Que traz alegrias..
Que contagia..
Uma voz de anjo,
Uma voz de irmão escolhido...
Presentes e presente..
Nos dois sentidos..o de estar e,
o de jóia inestimável..
Um mestre de consciência...
Mestre paciente para ouvir,
Ser cúmplice nas dores e alegrias...
Mãos estendidas,
entrelaçadas...
Dádiva da vida...
únicos,
senhores do bem:
VOZ DE AMIGO !

23/03/2008

Apelo..........Apelo....

Apelo..........

Asperger ou Aspies
A de Autista ...

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"Autismo começa com A, Asperger ,tambem, por acaso - ou necessidade - a primeira letra do alfabeto.
Também com A começa Amizade, Altruísmo, Apoio, Atenção, Amor...
Se a proximidade dessas palavras tem algo a ver, ou é apenas obra do acaso, quem vai dizer é seu
coração.
Auxilie um Autista da melhor forma que possa : seja com Amizade, com Atenção, com Amor... ou, se
o seu coração permitir, utilize o Alfabeto inteiro : respeito, inclusão social, serenidade, gentileza,
carinho, e tantos outros sentimentos que apenas o correto uso do Alfabeto não consegue exprimir.
Como muitas crianças Autistas. A Humanidade, letrada, agradece."

Amor , Amizade...


Amor , Amizade, essência......quem sabe..... :


Nunca se permita sentir-se triste ou deprimido. A depressão é um equívoco, porque contagia os outros e torna suas vidas mais difíceis, o que você não tem o direito de fazer. Portanto, se ela vier até você, jogue-a fora, imediatamente. A primeira lei da amizade consiste em pedir aos amigos coisas honestas, em fazer por eles coisas honestas. O amigo certo conhece-se nos momentos incertos. O Amor é a base, a essência e o fim da existência. Só por meio do amor é que conhecemos a nós mesmos e compreendemos o mundo e a vida. A gente só vive enquanto ama. É preciso querer ser feliz e contribuir para isso. Se ficarmos na posição do espectador impassível, deixando para a felicidade apenas a entrada livre e as portas abertas, será a tristeza que entrará. É apenas com o coração que alguém pode ver corretamente; o essencial é invisível para o olho. O amor não consiste em fitar um ao outro, mas em olhar juntos na mesma direção. Só os bons sentimentos podem unir-nos uns com os outros; nunca o interesse resultou em ligações firmes. Somente o amor puro é profundo. Deus! Dai-nos a graça de aceitar com serenidade as coisas que não podem ser mudadas, coragem para mudar as que devem ser mudadas e sabedoria para distinguir umas das outras. Quando morreres, só levarás contigo aquilo que tiveres dado. A velhice mais triste é a apresenta mais rugas na alma do que no corpo. Se a gente quisesse ser apenas feliz, isso não seria difícil. Mas querer ficar mais feliz do que os outros é quase sempre difícil, porque nós sempre achamos que os outros são mais felizes do que nós. O verdadeiro ensinamento de Cristo é desejar paz na Terra a todos os homens e não apenas aos homens de boa vontade. Que a paz chegue para todos, especialmente aos que ainda não encontraram a boa vontade...

Sentimentos...


SENTIMENTOS
Sentimentos são como a bruma
são águas da cachoeira
Um branco véu de espuma
fluindo em uma vida inteira
Sentimentos são liberdade
o cantar de uma paixão
Uma pontada de felicidade
num cantinho do coração
Sentimentos são luzes contentes
carregadas de brilho ofegante
A face de um lindo sol poente
a presença de alguém tão distante
E se reduzir fosse possível
as palavras em uma canção
Sentimentos seriam algo plausível
além da pura emoção.

20/03/2008

Características do Síndrome de Asperger

De inteligência normal, estes rapazes tinham uma dificuldade marcada nas relações interpessoais. Quando se esperava que partilhassem os jogos com outras crianças ou se integrassem numa roda de brincadeiras, eram vistos sozinhos, preocupados de forma obsessiva com o objecto do seu interesse. A linguagem também era peculiar: embora por vezes usassem expressões ou vocábulos muito sofisticados, por outro lado não entendiam os ditados mais comuns ou as metáforas mais óbvias. As crianças com Asperger não compreendiam porque não dizemos o que pensamos, e pensamos o que não dizemos. A entoação era monocórdica sem as flutuações emocionais que dão colorido à nossa voz. A sua coordenação motora era tão pobre que se viam sistematicamente excluídos da participação em jogos colectivos, sem que, de resto, isso parecesse preocupá-los excessivamente. Em momentos de maior emoção apresentavam movimentos repetidos e estereotipados que lhes conferiam um aspecto bizarro.”



Asperger percebeu que estes rapazes partilhavam traços fundamentais com as crianças autistas.


Embora as características dos indivíduos fossem semelhantes, havia um grupo reconhecido por Asperger com níveis de inteligência e linguagem superiores – as crianças com estas características têm síndrome de Asperger. Porém, as suas observações ficaram ignoradas até aos anos 90 quando Lorna Wing, uma psiquiatra americana, chamou a atenção para o trabalho de Asperger e sublinhou a sua importância.

De então para cá o reconhecimento e o estudo desta disfunção cresceu exponencialmente, e as suas características clínicas e problemas associados foram melhor definidos.

As crianças com síndrome de Asperger são ermitãs: “Se eventualmente uma pessoa é companhia, duas são uma multidão.”

Alguns gostavam de ter amigos, mas não sabem como interagir socialmente: “A alternância do “dá-cá-toma-lá” na relação com os outros é lhes difícil. Não entendem como as outras crianças podem retirar prazer de brincadeiras mais ou menos violentas com contacto físico próximo, como também não percebem que o comum dos mortais não partilhe o fascínio por retroescavadoras, comboios, contentores do lixo ou outros temas obviamente de tremendo interesse e importância.”

Lorna Wing (1981) definiu o síndrome de Asperger com seis critérios de diagnóstico:

-A linguagem é correcta mas pedante e estereotipada;

-Ao nível da comunicação não verbal apresentam: voz monótona, pouca expressão facial, gestos inadequados;

-No que diz respeito à interacção social, esta não recíproca e revelam falta de empatia;

-Resistem à mudança e preferem actividades repetitivas;

-Ao nível da coordenação motora apresentam uma postura incorrecta, movimentos desastrados e por vezes estereotipias;

-Possuem uma boa memória mecânica e os seus interesses são especiais e circunscritos.



Hoje o síndrome de Asperger tem uma classificação separada do autismo no DSM IV – TR (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais).



A noção de um espectro de perturbações autísticas baseado na tríade de perturbações apresentada por Lorna Wing é importante para a educação e cuidados das crianças com autismo ou outras perturbações globais do desenvolvimento.



A criança autista vive num mundo à parte criado por ela própria, geralmente são incapazes de estabelecer relações pessoais normais, contudo, podem revelar uma ligação muito forte com os objectos.



Revelam ainda alterações ao nível da linguagem – padrões de fala inelegíveis e outras nem sequer falam, apresentam ainda dificuldades nas relações interpessoais; manifestam rituais – comportamentos estereotipados e repetitivos.



Podem ainda apresentar características como: inibição motora, mutismo, dificuldade em suportar mudanças de ambiente, recusa em procurar ou aceitar carinhos, gosto pela imitação de sons ou de movimentos, dificuldade em estabelecer amizades, entre outras…



O autismo é uma doença com um desenvolvimento gradual, assim: em bebés, os autistas não demonstram grande interesse pelo contacto, não sorriem, não olham para os pais, podem apresentar problemas ao nível da alimentação, do choro e do sono.

O bebé com autismo apresenta determinadas características diferentes dos outros bebés da sua idade. Pode mostrar indiferença pelas pessoas e pelo ambiente, pode ter medo de objectos.



Quando começa a gatinhar pode fazer movimentos repetitivos (bater palmas, rodar objectos, mover a cabeça de um lado para o outro). Ao brincar, não utiliza o jogo social nem o jogo de faz de conta. Ou seja, não interage com os outros, pode não dar resposta aos desafios ou às brincadeiras que lhe fazem. Não utiliza os brinquedos na sua função própria.


Aos 12 meses poderão demonstrar um interesse obsessivo por determinados objectos, revelam comportamentos estereotipados e repetitivos e até atrasos ao nível da locomoção.



Geralmente só a partir dos 24 meses é que se podem constatar dificuldades de comunicação – verbal e não verbal.



Depois dos 2 anos de idade a criança autista tem tendência a isolar-se, a utilizar padrões repetitivos de linguagem, a inverter os componentes das frases, a não brincar normalmente, etc…



Dos 2 aos 5 anos de idade o comportamento autista tende a tornar-se mais óbvio. A criança não fala ou ao falar, utiliza a ecolália ou inverte os pronomes.



Há crianças que falam correctamente mas não utilizam a linguagem na sua função comunicativa, continuando a mostrar problemas na interacção social e nos interesses.


Regra geral, dos seis anos de idade até à adolescência os sintomas mais perturbadores podem diminuir, contudo o problema não desaparece totalmente.



Os adolescentes juntam às características do autismo os problemas da adolescência. Podem melhorar as relações sociais e o comportamento ou, pelo contrário, podem voltar a fazer birras, mostrar auto-agressividade ou agressividade para com as outras pessoas.


Os adultos com autismo tendem a ficar mais estáveis se são mais competentes. Pelo contrário, os menos competentes, com QI baixo, continuam a mostrar características de autismo e não conseguem viver com independência.



No estado adulto, o autista não se consegue integrar na vida normal achando que o mundo é uma ameaça para si – fechando-se no seu mundo, pois sente maior segurança. Por vezes, neste período, o autista pode regredir e até voltar a manifestar comportamentos infantis.


As pessoas idosas com autismo têm os problemas de saúde das pessoas idosas acrescidos das dificuldades de os comunicarem. Os problemas de comportamento podem por isso sofrer um agravamento. Além disso, perdem muitas vezes o gosto pelo exercício físico e têm menor motivação para praticar desporto, o que não contribui para melhorar a sua qualidade de vida. Por outro lado, o seu comportamento pode tender a estabilizar-se com a idade.

O tratamento para o autismo não existe, centra-se apenas em tentar desenvolver na criança/jovem aptidões e competências ao nível da linguagem e ao nível social. Podem contudo, utilizar-se psicofármacos em situações de agressividade, autodestruição ou convulsões.

Características gerais das crianças autistas:

- Fisicamente sadios e de boa aparência;

- Desconhecimento da sua própria identidade;

- Falta de comunicação;

- Não mantêm o contacto visual;

- Retraídos, apáticos e desinteressados;

- Indiferença em relação ao ambiente que os rodeia;

- Resistência a mudanças de ambiente;

- Incapacidade de julgar;

- Ansiedade frequente e excessiva e aparentemente ilógica;

- Hiperactividade e movimentos repetitivos;

- Entorpecimento nos movimentos que requerem habilidade.



Sintomas:

Do nascimento até aos 15 meses:

-Problemas com a alimentação, como por exemplo: dificuldade na amamentação;

-Apáticos e não demonstram nenhum desejo de abraços e nem de mimo;

-Choro constante ou ausência total de choro;

-Desinteresse pelas pessoas e pelo meio ambiente;

-Medo anormal de estranhos;

-Movimentos repetitivos, como: balanceamentos das mãos, oscilações ou rotações prolongadas, entre outros…

-Interesse obsessivo por determinados objectos, jogos ou aparelhos mecânicos;

-Insistência nos seus desejos unicamente para que não se mude de ambiente físico;

-Problemas de sono.



Dos 18 meses até aos 2 anos:

-Dificuldades em aprender a controlar os esfíncteres e os hábitos de higiene;

-Hábitos e preferências estranhas na alimentação;

-Atraso na fala, ausência de fala ou poderão eventualmente perder a fala já adquirida.



Após os 2 anos:

-Afasia contínua ou utilização de padrões invulgares na fala, tais como repetir palavras e frases;

-Seguem os problemas de controlo dos esfíncteres e dos hábitos de higiene;

-Incapacidade para jogos vulgares;

-Alguns podem possuir habilidade musical, motora ou manual;

-Por vezes podem demonstrar insensibilidade à dor.


Características gerais das crianças autistas:

- Fisicamente sadios e de boa aparência;

- Desconhecimento da sua própria identidade;

- Falta de comunicação;

- Não mantêm o contacto visual;

- Retraídos, apáticos e desinteressados;

- Indiferença em relação ao ambiente que os rodeia;

- Resistência a mudanças de ambiente;

- Incapacidade de julgar;

- Ansiedade frequente e excessiva e aparentemente ilógica;

- Hiperactividade e movimentos repetitivos;

- Entorpecimento nos movimentos que requerem habilidade.




Confesso que copiei este texto todo,porque nao preciso acrescentar mais nada ao que foi dito.
Esta muito explicito e diz tudo aquilo que eu queria dizer.
Pois vivo tudo isto ,tenho um filho com estas caracteríticas todas,é o meu anjo e um doce de menino.

Pensamento...







QUANDO A VIDA TE DER MOTIVOS PARA CHORAR...

CHEGO EU ,

E TENTO DAR-TE PELO MENOS UM MOTIVO PARA SORRIRES...

19/03/2008

Páscoa


Páscoa é ressurreição...

Ressurreição é:


Passagem...
Mudança...
Renascimento...
Renovaçao...
Vida...
Dia...
Alegria...
Felicidade...
Dádiva...

Fazer algo novo,
Mudar de lugar,
Olhar para as coisas com outros olhos...
Abrir-se para o novo...
Mudar hábitos e pensamentos...
Transformar a vida
Renascer...


Feliz Páscoa

15/03/2008

Sucesso...






È um sucesso .
O meu filho especial ,anda na Escola Gonçalo Mendes da Maia ,esta e esta a ser um sucesso pessoal para ele.
Tenho que agradeçer a toda a unidade do ensino especial ,tudo o que por ele e pelos outro meninos têm feito.
Quando ele chega a casa e me diz com o peito inchado de orgulho
«Mae, hoje tenho uma surpresa para ti,vai á minha pasta e vê os meus testes,com os teus proprios olhos...» é mesmo assim que ele fala.
E eu ,orgulhosa vou ver ;muito bom,bom,bom,parabens continua a trabalhar....
Fico tão feliz por ele,porque é mais uma batalha ganha para ele e para nós Pais.
Sinto-me completa,e uma felizarda de ser a mae dele...

09/03/2008


Filho Autista -Asperger

AUTISMO....ASPERGER



Pois é ,tenho um filho que é Autista ,com o sindrome de Asperger ,mas é um amor de filho. Já tem 12 anos o Vitor ,tem um autismo ligeiro ,mas já é o suficiente para ser dependente da família para toda a sua existência . Ele é o meu anjo , tudo o que faço é por ele e pelo outro meu filho que já tem 18 anos ,e já com o peso te ter que auxiliar o irmão mais tarde.......
O que me leva a falar neste blog, é a partlha ,é o facto de haver pouca informação sobre o Autismo.
Há tão pouca informação sobre os Autistas .
Desculpem o desabafo,,,,,,mas é para isto mesmo que serve este blog .
DESABAFEI....................

Desabafos....: Apelo...

http://www.apsa.org.pt/bin/PresentationLayer/home_00.aspx

Saber ser feliz





Saber ser feliz....
Preciso

é preciso não pensar na idade
mas vive-la;
Saber ser feliz
é preciso antes de tudo
encontrar a paciência
suprir a necessidade da mente
em busca do dia-a-dia
na consciência de entender
que um dia você pode lutar para vencer
mesmo que antes já tivesse sido derrotado
mas sem nunca perder as esperanças.
Porque o comodismo é a injustiça da liberdade
que provoca o transtorno do pecado
e o desamor a condição de caminhar pela paz.
E a vida é todo espaço de tempo
que temos para pensar
no momento em que estamos consciente
do que fazemos em benefício do amanhã.

Bagagem da vida...





Bagagem da vida...


Quando a tua vida começa, tens apenas uma mala pequenina de mão. A medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que recolhes pelo caminho, porque pensas que são importantes . A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então tu pode escolher : Ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém te ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Tu podes ficar a vida inteira á espera, até que os teus dias acabem, ou tu podes aliviar o peso, esvaziar a mala.
Mas, o que tirar ?
Começa a tirar tudo para fora. Vê o que tem dentro: Amor, Amizade ... nossa! Tem bastante, curioso, não pesa nada... Tem algo pesado ... tu fazes força para tirar... Era a Raiva - como ela pesava! Aí começa a tirar, tirar,tirar e aparecem a Incompreensão, Medo, Pessimismo. Nesse momento, o Desânimo puxa-te para dentro da mala. Mas ,puxa-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparece um Sorriso, que estava sufocado no fundo da tua bagagem. Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a Felicidade! Aí, coloca as tuas mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a Tristeza. Agora,vais ter que procurar a Paciência dentro da mala, pois vai precisar bastante. Procura então o resto, a Força, Esperança, Coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância e o Bom e Velho Humor. Tira a Preocupação também. Deixa de lado, depois pensa o que fazer com ela. Bem,a tua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas, pensa bem o que vais colocar lá dentro de novo, heim ! Agora é contigo. E não esqueças de fazer isso mais vezes, pois o caminho é MUITO, MUITO LONGO ...

publicado por le

02/03/2008

Filho Autista -Asperger




AUTISMO....ASPERGER



Pois é ,tenho um filho que é Autista ,com o sindrome de Asperger ,mas é um amor de filho. Já tem 12 anos o Vitor ,tem um autismo ligeiro ,mas já é o suficiente para ser dependente da família para toda a sua existência . Ele é o meu anjo , tudo o que faço é por ele e pelo outro meu filho que já tem 18 anos ,e já com o peso te ter que auxiliar o irmão mais tarde.......
O que me leva a falar neste blog, é a partlha ,é o facto de haver pouca informação sobre o Autismo.
Há tão pouca informação sobre os Autistas .
Desculpem o desabafo,,,,,,mas é para isto mesmo que serve este blog .
DESABAFEI....................

Rosas


OFEREÇO ROSAS...




OFEREÇO UMA ROSA


A quem me deu perfume,

A quem me deu sentido,

A quem só me fez bem,

Ofereço uma rosa,

Aqueles que sorriram comigo,

Aqueles que comigo partilharam lágrimas

Aqueles que souberam da minha existência

Ofereço uma rosa

Aos nobres do sentir

Aos ricos do viver

Aos imperadores do amor.

Ofereço uma simples rosa

Aqueles que simplesmente foram amigos

Que ternamente fizeram do silêncio sair sons,

Que cantaram comigo,

Que me olharam, e, me sentiram

Ofereço a minha rosa,

Àqueles realmente interessantes!

Aconteça o que acontecer





SERENIDADE



Aconteça o Que Acontecer



Aconteça o que acontecer, esteja em paz com você mesmo.
Aconteça o que acontecer, medite sobre a sua postura perante a vida, diante do seu próximo.
Aconteça o que acontecer, esteja alerta aos seus sentimentos em relação a si e aos outros.
Aconteça o que acontecer, esteja em paz com Deus, que o criou e que quer-lhe bem.
Aconteça o que acontecer, esteja feliz, porque a vida é a melhor escola para que você cresça.
Aconteça o que acontecer, esteja em todos os corações com sua bondade, sua generosidade e sua doação.
Aconteça o que acontecer, esteja ativa na vida, pois passiva e trancada, nada lucrarás, a não ser, a estagnação.
Aconteça o que acontecer, ame, apoie, agasalhe, ajude ao próximo.
Aconteça o que acontecer, esteja em paz.

Sindrome de Asperger

sindrome de asperger
Síndrome de Asperger
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Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
Criança estudando estrutura molecular: portadores de Asperger em geral têm interesses específicos e complexos.
Criança estudando estrutura molecular: portadores de Asperger em geral têm interesses específicos e complexos.

A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (código CIE-9-MC: 299.8), é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.

O termo "síndrome de Asperger" foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até à década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).

Alguns sintomas da síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto. É mais comum no sexo masculino, em uma proporção de dez homens para cada mulher. Quando adultos, podem seguir uma profissão, casar-se, e até mesmo, há indivíduos com Asperger que se tornam professores universitários.

Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger, como os físicos Albert Einstein e Isaac Newton, o compositor Mozart, os filósofos Sócrates e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, o cineasta Stanley Kubrick, o artista Andy Warhol, o empresário Bill Gates, entre outros.

Apelo..........

Asperger ou Aspies
A de Autista ...

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"Autismo começa com A, Asperger ,tambem, por acaso - ou necessidade - a primeira letra do alfabeto.
Também com A começa Amizade, Altruísmo, Apoio, Atenção, Amor...
Se a proximidade dessas palavras tem algo a ver, ou é apenas obra do acaso, quem vai dizer é seu
coração.
Auxilie um Autista da melhor forma que possa : seja com Amizade, com Atenção, com Amor... ou, se
o seu coração permitir, utilize o Alfabeto inteiro : respeito, inclusão social, serenidade, gentileza,
carinho, e tantos outros sentimentos que apenas o correto uso do Alfabeto não consegue exprimir.
Como muitas crianças Autistas.
A Humanidade, letrada, agradece.
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