18/05/2008

O que é a Síndrome de Asperger?

Características

O que é a Síndrome de Asperger?
Quando conhecemos alguém, formamos uma opinião sobre essa pessoa. Só de a ver podemos adivinhar a sua idade e condição social. Da sua expressão facial ou do tom da sua voz podemos saber se está feliz, zangada ou triste. Se a ouvirmos falar podemos conjecturar sobre a sua formação e cultura. Da forma como se veste e da sua postura podemos descobrir qual a sua actividade profissional.

Características Principais
A Síndrome de Asperger partilha muita das características conhecidas do autismo, mas habitualmente num grau menos profundo:

O que causa a Síndrome de Asperger?
As causas do autismo e da Síndrome de Asperger não são ainda totalmente compreendidas. Muitos especialistas acreditam que as alterações do comportamento que constituem o SA podem não resultar de uma única causa.

Existe Cura?
A Síndrome de Asperger é um tipo de desenvolvimento que afecta a forma como o cérebro processa informação, e como tal não tem cura.

A importância do diagnóstico precoce?
Como as características de uma pessoa com SA não são tão vincadas como as de um autista “clássico”, e porque a síndrome ainda é desconhecida de muito técnicos e especialistas da área da saúde, uma criança pode não ser diagnosticada a não ser quando entra na escolaridade obrigatória e apresenta dificuldades de aprendizagem.

Perspectivas de Futuro?
Actualmente não existem em Portugal instituições dedicadas exclusivamente às crianças “aspies”. Algumas crianças andam nas escolas do ensino regular, onde o seu progresso depende do ambiente gerado à sua volta e do apoio e encorajamento de pais e professores. Outras frequentam escolas de ensino especial, vocacionadas para crianças com problemas mais graves de desenvolvimento.

Sem comentários: