18/05/2008

O que é a Síndrome de Asperger?

Características

O que é a Síndrome de Asperger?
Quando conhecemos alguém, formamos uma opinião sobre essa pessoa. Só de a ver podemos adivinhar a sua idade e condição social. Da sua expressão facial ou do tom da sua voz podemos saber se está feliz, zangada ou triste. Se a ouvirmos falar podemos conjecturar sobre a sua formação e cultura. Da forma como se veste e da sua postura podemos descobrir qual a sua actividade profissional.

Características Principais
A Síndrome de Asperger partilha muita das características conhecidas do autismo, mas habitualmente num grau menos profundo:

O que causa a Síndrome de Asperger?
As causas do autismo e da Síndrome de Asperger não são ainda totalmente compreendidas. Muitos especialistas acreditam que as alterações do comportamento que constituem o SA podem não resultar de uma única causa.

Existe Cura?
A Síndrome de Asperger é um tipo de desenvolvimento que afecta a forma como o cérebro processa informação, e como tal não tem cura.

A importância do diagnóstico precoce?
Como as características de uma pessoa com SA não são tão vincadas como as de um autista “clássico”, e porque a síndrome ainda é desconhecida de muito técnicos e especialistas da área da saúde, uma criança pode não ser diagnosticada a não ser quando entra na escolaridade obrigatória e apresenta dificuldades de aprendizagem.

Perspectivas de Futuro?
Actualmente não existem em Portugal instituições dedicadas exclusivamente às crianças “aspies”. Algumas crianças andam nas escolas do ensino regular, onde o seu progresso depende do ambiente gerado à sua volta e do apoio e encorajamento de pais e professores. Outras frequentam escolas de ensino especial, vocacionadas para crianças com problemas mais graves de desenvolvimento.

Um pequeno dezabafo...de uma mãe com um filho Asperger...

Um pequeno dezabafo,por ele.....


O governo quer os nossos meninos nas escolas do ensino Publico ,quer que estejam numa escola inclusa,mas não dá as condiçoes necessárias, para as necessidades das crianças com deficiências, sejam elas quais forem,até está a reduzir os professores do ensino especial..........e a formaçao ?
Tambem não existe...
Sinto-me á deriva ,abandonada,desiludida, mas basta olhar para o Vitor e sinto-me renascer por ele, revigorada , com as forças recargadas...por ele nao posso baixar a guarda...

*

Todos diferentes,mas todos iguais ...Que futuro,terão?????


Todos diferentes ,mas todos com as mesmas nessecidades...

O futuro ,a Deus pertence...
Pois é mas eu nao deixo de pensar nele.
O que vai ser ti,meu filho?
Nesta sociedade tão egoista.
Neste mundo tão cruel...
Aonde estão as oportunidades para todos?
Se nem para os ditos "normais",teem saídas...


O futuro a Deus pertence...